Avaliação de reação a um Treinamento de Segurança Online
- Guilherme S. Lage
- 5 de jan. de 2023
- 4 min de leitura
Em seu texto, a Norma Regulamentadora nº 01 traz os requisitos e diretrizes mínimas para a aplicação dos treinamentos de segurança na modalidade a distância e semipresencial, autorizando inclusive a terceirização dos serviços de capacitação. Neste contexto, foi avaliado a percepção dos trabalhadores sobre o treinamento de NR 10 SEP na modalidade EaD, treinamento este, direcionado a profissionais que lidam diretamente com o trabalho em alta tensão. O método adotado foi a aplicação de um questionário com questões fechadas em escala de Likert, de acordo com o modelo estabelecido por Kirkpatrick.

Treinamentos em saúde e segurança do trabalho
Uma das principais estratégias de prevenção de doenças e acidentes ocupacionais é a aplicação de treinamentos de segurança do trabalho, exigidos pelas mais diversas normas regulamentadoras. O treinamento é uma ação organizacional planejada, que permite o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, intelectuais ou comportamentais e preparam os indivíduos para desempenhar funções atuais ou futuras.
O treinamento em SST deve ser aplicado, de acordo com as leis vigentes, apresentando os procedimentos corretos para se realizar determinado serviço, de forma clara e o mais próximo da realidade que ocorre na prática cotidiana dos trabalhadores. Quando exigido, este deve incluir uma simulação prática para que o trabalhador possa analisar as suas dificuldades em aplicar o que aprendeu na teoria.
Além do treinamento de segurança fornecer formação profissional para a melhoria do desempenho laboral, há a especialização, que abrange ainda mais o conhecimento e a prática dentro de uma área específica. Outra modalidade de qualificação é a reciclagem, que permite a renovação das práticas de trabalho, culminando no aumento da produção, na qualidade e na motivação.
EaD em saúde e segurança do trabalho
A educação a distância não é algo novo, ela tem evoluído de acordo com a tecnologia disponível no momento, já tendo sido aplicada por meio de material impresso, correspondência, rádio, televisão e telefone. Inclusive no que se diz respeito à SST, já em 1891, Thomas J. Foster aplicou um

curso por correspondência sobre medidas de segurança no trabalho de mineração, em Scranton (Pensilvânia), pelo International Correspondence Institute.
Em 2019, o Governo Federal, através da extinta Secretaria Especial de Previdência do Trabalho do Ministério da Economia, editou a Portaria nº 915, aprovando o novo texto da Norma Regulamentadora nº 01 - NR 01 que trata sobre as Disposições Gerais e formalizou a utilização da modalidade de Ensino a Distância na aplicação de capacitação e treinamentos em segurança e saúde no trabalho, mesmo existindo notas técnicas que já permitiam esta modalidade.
O texto da NR 01 traz requisitos e diretrizes mínimas para a aplicação deste modelo de ensino, autorizando a terceirização dos serviços de treinamento, que poderão reaproveitar conteúdos de treinamentos ministrados na mesma organização ou entre organizações, desde que sejam avaliados, convalidados ou complementados.
Avaliação de treinamentos
Mesmo que a avaliação de programas educacionais aplicados em organizações é um assunto ainda bastante delicado, devido seu alto grau de subjetividade, combinando-se em múltiplas nuances e gerando grandes dificuldades na avaliação, ainda existem excelentes modelos que podem ser usados, como o de Kirkpatrick.
O modelo de Kirkpatrick se caracteriza por ser de fácil compreensão, não se limitando a especialistas, possibilitando que conclusões sejam feitas no sentido de continuar ou parar o treinamento, além de avaliar a contribuição da formação para os objetivos da organização.
O modelo de Kirkpatrick, pode ser utilizado em conjunto com a escala de Likert, esta consiste na escala de autorrelato mais difundida na bibliografia, baseada em perguntas, na qual o entrevistado escolhe uma dentre várias opções. São mais comumente utilizadas cinco opções, que normalmente varia de Discordo Totalmente a Concordo Totalmente.

Pesquisa
O estudo foi desenvolvido a partir de um questionário com questões fechadas em escala de Likert, que foi analisado de acordo com o modelo de Kirkpatrick indagando sobre a percepção dos participantes sobre a qualidade do treinamento de NR 10 SEP na modalidade EaD.
A coleta de dados foi realizada totalmente a distância por meio da disponibilização de um questionário virtual ao final do treinamento, obtendo resposta dos 134 alunos que finalizaram o treinamento durante um determinado período.

A análise dos resultados do questionário indicou que o perfil dos participantes do treinamento é bastante heterogêneo em diversos aspectos. Por exemplo, no que tange à idade, os respondentes variam entre as faixas etárias de 18 a 57 anos. O mesmo se repete no que diz respeito à escolaridade, havendo participantes em todos os níveis escolares, do ensino fundamental ao nível superior completo. Em relação à região geográfica, houveram participantes nas cinco regiões do Brasil, destes 60% vivem na região Sudeste.
Observou-se também que a maioria dos participantes possuíam experiência com o uso da internet, ou seja, os demais, provavelmente tiveram dificuldades com a metodologia de ensino a distância. Além disso, um terço dos 134 participantes do treinamento já haviam participado anteriormente de algum curso na modalidade EaD e mais da metade já haviam feito o treinamento de NR 10 SEP anteriormente, seja por meio do EaD ou presencialmente.

Resultados
A avaliação baseada no nível de reação refere-se à satisfação do participante com a qualidade do treinamento, abrangendo questões como conteúdo, material didático, instrutores e os demais recursos utilizados. Nesta pesquisa foi avaliada a impressão dos participantes quanto ao instrutor, ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aos materiais complementares, como vídeos do Youtube e textos.
Foram feitas as seguintes perguntas:
Estou satisfeito com o curso.
O instrutor desempenhou bem sua função.
O ambiente Virtual de Aprendizagem é de fácil entendimento.
Conteúdo do curso: atualizado, informativo, útil, aplicativo.

Conclusões
Ficou evidenciado que, em geral, os participantes estavam preparados para receber o treinamento, visto a avaliação positiva e o possível conhecimento prévio, resultando em uma excelente recepção em relação ao modelo de ensino. No entanto, ainda assim existem trabalhadores que não possuem conhecimentos básicos de informática, o que sem dúvida, compromete a experiência e o aproveitamento do treinamento ministrado neste formato, mostrando que esse método não pode ser aplicado a todos.
Ressalta-se também, que por se tratar de um curso aplicado em empresas de diferentes regiões e, consequentemente, de diferentes realidades sociodemográficas, é necessário que o treinamento possua um caráter mais generalista, de fácil linguagem para compreensão de pessoas de diferentes níveis de escolaridade.
Commenti